Você sofre de pele oleosa? Eu sim, e já posso dizer que sou experiente no assunto, de tantas coisas diferentes que experimentei para tentar resolver essa situação. Além disso, pesquisei um monte sobre o assunto (e ainda pesquiso), e por isso vou compartilhar algumas dicas para diminuir esse problema que pode causar tanta dor de cabeça (e acne, principalmente acne hehe).
Antes de tudo, a primeira coisa que você tem que fazer é consultar um dermatologista. Isso porque pele oleosa é um assunto muito abrangente, e as causas podem ser várias, como alimentação, genética, estresse e hormônios, entre outras. Portanto, acompanhamento médico é fundamental, e certamente vai ajudar a te direcionar.
Vale lembrar também que essas dicas não são milagrosas. Elas não vão resolver o problema completamente, mas juntas podem amenizar a oleosidade da sua pele. Vamos lá!
DICA 1: NÃO LAVAR O ROSTO EM EXCESSO
Não fique lavando a pele do seu rosto 50 vezes ao dia. Não que eu fizesse isso, mas eu tinha o costume de lavar duas vezes, ao acordar e antes de dormir. Imagino que tenha gente aí que faça isso mais do que duas vezes.
Dermatologistas já afirmaram que não adianta ficar lavando o rosto toda hora, porque aí acontece o efeito rebote. Assim, toda vez que você tira mais do que o excesso de sebo da sua pele, ela entende que “opa, cadê o sebo?”, e então produz mais.
Mas o que fazer? No meu caso, optei por lavar apenas uma vez, à noite, com sabonete para pele oleosa. De manhã, passei a fazer uma limpeza mais “gentil”, usando apenas água e água micelar. Está dando resultado.
DICA 2: BEBER MAIS ÁGUA
Essa dica é bem relativa porque como saber qual é a quantidade de água que devemos ingerir? Em minha pesquisa encontrei este vídeo do Dr. Dráuzio Varella falando sobre a medida ideal, e ela não existe. Como ele bem explica, isso é relativo, pois depende de vários fatores, como o lugar que você vive, a temperatura ambiente, se você pratica atividade física etc. Na verdade, é importante beber água quando estamos com sede.
Eu costumava tomar pouca água, às vezes até por preguiça de ter que ir buscar na cozinha. Por isso, passei a ter sempre um copinho perto de mim, pra facilitar. Assim, depois de começar a beber regularmente, sempre que sentia necessidade, meu organismo, no geral, melhorou. Não só a minha pele, mas também meu intestino.
Então, comece a observar se você tem sede, e sempre tome uma aguinha quando for preciso. É bom sempre ter uma garrafinha por perto, né? Claro, só não vai ficar bebendo um caminhão, porque isso também não vai ajudar em nada.
DICA 3: USAR PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA PELE OLEOSA
Parece meio óbvio, não é? Mas tem muita gente por aí que fica testando receitinhas que prometem ser milagrosas em vez de procurar um dermatologista que indique produtos específicos para sua pele. Se às vezes um sabonete que já é próprio para pele oleosa pode não dar certo, imagina então um que nem é específico. Portanto, não invente moda!
Um médico pode receitar os produtos certos para você, como um sabonete, um tônico, um protetor solar pra pele oleosa, enfim, coisas que funcionem para o seu caso.
O produto certo não é necessariamente aquele mais caro. Hoje no mercado existem diversos, e algumas vezes vai ser preciso testar alguns até encontrar aquele que funcionará pra você. Mas saiba que se você sofre com pele oleosa, vai ser preciso investir ao menos um pouco.
DICA 4: HIDRATAR A PELE
Além de beber água é preciso também hidratar a pele de fora pra dentro. Sei que tem gente que está torcendo o nariz, mas é necessário, sim. Eu mesma não botava fé que deveria usar um hidratante facial, por medo de ficar com a pele ainda mais oleosa.
Porém, isso não é verdade. Se a gente não hidrata, a pele pensa que deve produzir mais sebo.
Se você quer começar a hidratar a pele do rosto mas tem medo, aqui vai uma dica extra. Comece hidratando à noite, antes de dormir. Assim, se sentir seu rosto melecado pela manhã, você vai lavá-lo.
Hidratar ao menos uma vez por dia já é alguma coisa. Eu, por exemplo, fui me habituando com o tempo a fazer esse processo, e percebi que minha pele respondeu bem. Hoje, consigo hidratar pela manhã e à noite. Tudo é uma questão de adaptação, e não é de uma hora pra outra.
PRA FIM DE CONVERSA
Pra fechar o assunto, não existe milagre para cuidar da sua pele oleosa. É preciso empenho e dedicação. Tudo na vida é assim. Por exemplo, se você quer aprender um novo idioma, vai ser necessário gastar seu tempo, investir dinheiro etc. Se você quer emagrecer, tem que fazer uma dieta ou procurar um nutricionista.
Portanto, cuidar da sua pele também exige tempo, dinheiro e paciência. E se você se sente incomodada com esse problema, vale a pena o esforço e correr atrás. Algumas pequenas medidas, como essas que eu passei, juntas podem fazer a diferença.
DICAS PARA CUIDAR DA PELE OLEOSA – EM VÍDEO
Deixe um comentário