Nossa rotina virou de cabeça pra baixo com o coronavírus. Ficamos em casa o máximo de tempo possível, e alguns serviços que costumávamos ir sempre, como salão e manicure, estão restritos. Mas ainda é possível adotarmos algumas práticas pra cuidar da beleza, né? Sendo assim, trouxe algumas dicas simples de cuidados com as unhas pra ajudar você.
Unhas curtas ou compridas?
Unhas compridas ou alongamento aumentam o risco de infecção com o vírus, já que embaixo delas é um local de difícil higienização. O ideal é cortá-las, mas se você não desejar, é preciso limpá-las muito bem durante a lavação. Uma técnica é fazer uma pequena poça de água e sabão em uma mão e mergulhar as unhas da outra mão por um tempo, e depois escovar suavemente na parte de baixo. Além disso, independentemente de ficarem curtas ou compridas, lixe-as muito bem.
Evitar esmalte?
De preferência é bom não esmaltar as unhas, mas se você quiser muito, é preciso remover o esmalte assim que começar a craquelar, pois o craquelado vira um lugar propício para acolher o vírus.
Hidratar as cutículas (e as mãos)
Sei que por conta do isolamento estamos passando praticamente 100% do nosso tempo em casa, e que ficamos por vezes bastante atarefadas. Também acabamos higienizando as mãos com água e sabão (e álcool em gel) muitas vezes. Portanto, é sempre importante ter um tempinho pra hidratar as cutículas e as mãos. Uma dica é aproveitar uma hora mais tranquila – antes de dormir, por exemplo – e passar uma cerinha nas cutículas e um bom creme para as mãos. Se você não está com as unhas esmaltadas, vale aplicar a cera em toda unha.
Use luvas durante os afazeres de casa
Use luvas na hora da faxina, de lavar a louça, de lavar a roupa e de outras atividades, principalmente se houver contato com produtos químicos e água, pra proteger as unhas da desidratação e alergias.
Alimentos para fortalecer as unhas
Além de fazer bem pra saúde, alguns alimentos são excelentes pra fortalecer as unhas, sobretudo aqueles que contém as vitaminas A, B e E, bem como biotina.
Dica bônus: lidando com joias
Sei que não tem a ver com cuidados com as unhas, mas evite utilizar joias, como anéis e pulseiras, e relógios. Se não for possível, retire esses objetos aos lavar as mãos, pois podem dificultar a limpeza de determinadas áreas. Se optar por usá-los, é preciso higienizá-los bem.
Venha fazer parte das redes sociais do Tá em promoção! Siga o blog no Facebook e no Instagram, pois tem muitas coisas legais por lá!
*Informações retiradas de matéria produzida pelo O Globo, com recomendações do Conselho de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ).
Deixe um comentário