Quando pensamos em produtos para a beleza e cuidados com a pele, ainda ouvimos falar em termos ultrapassados como antienvelhecimento e anti-idade. Já reparou que, ao falarmos de envelhecimento, estamos sempre utilizando prefixos como o anti para combater algo que se trata somente da nossa evolução?
Estes termos, além de trazerem impactos bastante negativos para as pessoas que possuem marcas de expressão, ainda fazem com que procedimentos e cosméticos apresentem soluções mirabolantes, como uma espécie de mágica contra o envelhecimento.
Pessoas, em especial mulheres, têm passado boa parte da vida se preocupando com a eliminação de rugas e linhas de expressão. Assim, lutam contra a própria natureza em vez de serem gentis consigo mesmas e praticarem os cuidados sem paranoias.
Felizmente, apesar de tudo isso, as coisas têm melhorado. O público que atinge a maturidade não está mais naquela busca desenfreada pelo rejuvenescimento da pele, como uma corrida contra o tempo. Na verdade, o que há é a busca por mais saúde em todos os sentidos, que transparece na pele.
COMO ACONTECE A EVOLUÇÃO DA PELE?
Com o passar dos anos, mais precisamente a partir dos 30, a pele do rosto e do corpo vai se tornando mais flácida, e há o aparecimento de linhas de expressão. Além disso, começa a ficar mais fina, e assim, mais suscetível a feridas, manchas, coceira e até mesmo infecções.
Isso tudo ocorre porque a epiderme e a epiderme – camadas superficial e intermediária da pele – passam por uma importante redução em sua espessura. Tudo isso porque há a diminuição do colágeno e das fibras elásticas da pele. Outro fator, em especial para as mulheres, é a chegada da menopausa, que faz com que haja diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona, que impactam também no aspecto da pele.
Assim sendo, o envelhecimento não é um vilão que precisa ser evitado a todo custo, Mas nem por isso precisamos deixar de ter cuidados com a pele para amenizar as rugas, marcas de expressão e espessura. Cuide dessa região com inteligência e sem neuras.
Por isso, nesse post não vamos falar sobre “como evitar o envelhecimento da pele” ou sobre os “melhores produtos anti-idade”. Na verdade, vamos conhecer alguns produtos que são os aliados da pele madura para mantê-la bem cuidada e saudável.
1. Hidratante
Um dos dermocosméticos que deve ser um poderoso aliado da pele madura é o hidratante. O ideal é aplicar cremes hidratantes duas vezes ao dia – ao acordar e antes de dormir. Além disso, aposte em cosméticos que contenham o ácido hialurônico, uma substância já presente em nosso organismo.
Com o passar do tempo, acontece uma redução na produção do ácido hialurônico. Portanto, um hidratante que contenha este ativo ajuda a preencher o espaço entre as células da pele, mantendo-a saudável e bem hidratada.
2. Protetor solar
É essencial usar o protetor solar diariamente, seja qual for o seu tipo de pele e mesmo em dias nublados. E é claro que, na maturidade, a proteção solar é ainda mais importante. Além de prevenir o câncer de pele e outros problemas ocasionados pela exposição excessiva ao sol, esse produto também ajuda a amenizar o ressecamento da pele.
Caso precise sair, aplique o protetor 15 minutos antes da exposição ao sol. Aposte nos protetores com FPS 30. Para redobrar a proteção, utilize acessórios como bonés, chapéus, óculos escuros e guarda-sóis.
3. Fotoprotetor labial
Os lábios também sofrem com o ressecamento, por isso, protegê-los é fundamental. Fatores como o calor excessivo, as temperaturas baixas ou o clima seco favorecem o ressecamento labial, e é nesse momento que se torna fundamental o uso de um fotoprotetor labial.
Esse produto contém fator de proteção solar e hidratantes labiais específicos, além de ajudar na cicatrização de feridas na região. E ainda, vale a pena investir em produtos de textura mais viscosa para serem usados antes de dormir.
4. Colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado está presente principalmente em suplementos que podem ser tomados a partir dos 25 anos. Extraído da cartilagem bovina, esse composto ajuda a promover mais elasticidade para a pele e a reduzir a flacidez.
Pode ser ingerido diariamente junto das refeições e está disponível em cápsulas ou em pó. Entretanto, os médicos ainda não chegaram a um consenso sobre a eficácia da reposição oral de colágeno. Assim, investir numa boa alimentação e na ingestão de muita água também ajuda a preservar o colágeno dérmico.
5. Sabonetes hidratantes para a pele madura
Como já deu para perceber, muitas das questões de pele que envolvem a maturidade tratam do fato de que ela fica mais fina e mais suscetível a feridas e machucados. Por isso, investir em produtos para a pele madura é essencial até mesmo para a hora do banho.
Lavar o rosto com sabonetes hidratantes próprios para a maturidade, ou ainda, para peles sensíveis, é uma forma de manter a pele limpa sem agredi-la. E mais: procure tomar banhos mornos ou frios, nunca quentes demais para não ressecarem ainda mais a pele, e evite esfoliar a pele do rosto.
Gostou das dicas de cuidados com a pele? Pois então não deixe de compartilhar esse post com suas amigas!
Venha fazer parte das redes sociais do Tá em promoção! Siga o blog no Facebook e no Instagram, porque há muitas coisas legais por lá!
*Publieditorial.
Leave A Reply