A cozinha é um dos cômodos da casa que mais costumamos reunir amigos e familiares, especialmente na hora das refeições e lanches. Não é por menos. A presença de diferentes aromas preenchendo o ambiente já é o suficiente para atrair todos os visitantes para o espaço e preenchê-lo com conversas animadas, risadas e momentos marcantes ao lado de quem você mais gosta. É aí que o balcão para pia de cozinha se torna um móvel essencial para preparar as refeições, cortando e fatiando frutas, legumes e verduras que serão usadas no preparo de tortas, travessas e porções saborosas e criativas.
No entanto, por causa da variedade de modelos de balcões de cozinha, é comum que muitas pessoas fiquem em dúvida sobre como comprar o seu primeiro móvel que vai decorar a nova cozinha. A seguir vou dar umas dicas de como escolhê-lo de acordo com algumas características como material, acabamento, utilidade, entre outros fatores.
TIPO DE MATERIAL DE BALCÃO PARA A PIA DE COZINHA
Com a popularização do MDF (Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade) e do MDP (Medium Density Particleboard ou Partículas de média Densidade), muitos móveis, especialmente que fazem parte da decoração da cozinha, ganharam novas funcionalidades, se ajustando à rotina de milhares de famílias.
O MDF traz consigo a possibilidade de permitir diferentes acabamentos para os móveis em que está presente. Ele facilita a aplicação de vernizes, revestimento e tintas. Além disso, permite que seja feita a usinagem, que consiste na combinação com outros móveis a fim de produzir uma nova peça personalizada e funcional.
Já o MDP garante maior resistência e durabilidade na hora de ser instalado em conjunto com outros móveis, formando peças personalizadas e funcionais. Ele também é resistente a empenamentos e deformações, evitando que o móvel perca suas características originais.
ACABAMENTO
Por falar em acabamento, este é um dos pontos principais que tornam o balcão de pia de cozinha tão desejado. Como se trata de um móvel de uso diário, logo ele precisa combinar com a decoração do ambiente, deixando-o mais personalizável e chamativo.
Existem pessoas que preferem móveis com cantos e bordas suaves que criam uma sensação de delicadeza e requinte. Também há aqueles que não abrem mão de um balcão rústico que resgate a vida em meio à floresta e à natureza. Para este caso, uma peça mais voltada para essa proposta tende a ser uma melhor escolha.
UTILIDADE
Diretamente relacionada à intensidade de uso do balcão de cozinha com pia, você pode precisar de um móvel versátil que atenda no preparo das refeições. Assim, é interessante que seja ao mesmo tempo compacto e funcional, facilitando o preparo de petiscos e lanches até pratos mais elaborados e sofisticados.
Outro detalhe diz respeito à quantidade de gavetas e nichos que você vai precisar para guardar suas panelas, tigelas, pratos, talheres, entre outros utensílios domésticos de uso diário. Uma família de quatro pessoas geralmente é bem servida com um balcão de pia para cozinha com quatro gavetas e dois nichos, enquanto que um casal pode ficar tranquilo com um móvel de dois nichos e três gavetas.
Aproveite essas dicas para escolher o seu balcão para cozinha!
*Publieditorial.
Leave A Reply