Pode parecer pouca coisa, mas voltei a ler. Escolhi o livro Aprendizados, de Gisele Bündchen, para retomar uma atividade que sempre gostei, mas que, nos últimos anos, estava bem difícil de praticar.
De 2014 pra cá, desde que minha mãe havia sido diagnosticada com câncer de mama em estado avançado, passei por muitas mudanças. Como eu ainda morava com ela nessa época, tive que assumir várias responsabilidades, além daquelas que eu já tinha. Cuidei da minha avó, que era bem idosa e vivia conosco, e também do meu pai, que havia sofrido um derrame um ano antes.
Assim, com tudo isso, passei a me sentir esgotada, tanto físico como psicologicamente. Por mais que tentasse ter uma vida como antes, não tinha como. Tudo mudou. Os momentos de “lazer” era quando dormia ou quando estava com meu esposo (na época meu namorado). E foi assim até setembro 2015 quando minha mãe faleceu e, 53 dias depois, minha avó também.
Em menos de dois meses, perdi as duas pessoas mais importantes pra mim. A base que eu tinha ruiu. Não sei se posso dizer que superei essas perdas, também não sei se a palavra “superar” seria correta. Acho que se trata mais de buscar um novo jeito de viver sem elas.
Em 2016 me casei e saí da casa da minha mãe. Essa mudança de espaço e a formação de um novo núcleo familiar com meu marido certamente ajudaram a fazer as coisas mudarem de rumo. Neste mesmo ano, em novembro, surgiu o Tá em promoção, algo que sempre quis fazer e que também marcou um recomeço.
Como você pôde perceber, minha vida ficou muito bagunçada. E quando isso acontece, até a gente encontrar o eixo de novo, algumas coisas ficam pelo meio do caminho – e a leitura foi uma delas.
POR QUE ESCOLHI APRENDIZADOS, DE GISELE BÜNDCHEN?
É claro que neste meio tempo tentei ler outros livros. Porém, lia algumas páginas e perdia interesse, tinha dificuldade para me concentrar. Eu me sentia triste e frustrada quando isso acontecia, pois sempre tive o hábito de ler.
Por que era tão fácil antes? Por que ficou quase impossível?
Fui aprendendo que precisava ser paciente comigo mesma. Tive que buscar minha essência, me conectar com uma nova pessoa, um novo “eu”.
Quem me conhece, sabe que gosto de estar sempre me desenvolvendo, sempre procurando me tornar uma pessoa melhor. Por isso, tenho muita curiosidade em saber as histórias das pessoas de sucesso, que me inspiram, seja pela sua personalidade ou pelo seu trabalho. E Gisele Bündchen é uma delas.
Você pode até não gostar da Gisele como pessoa, mas é inegável que ela foi a melhor naquilo que fez. Isso sempre me chamou a atenção, por isso foi natural querer saber mais como ela trilhou o caminho de sucesso.
SOBRE A LEITURA
Depois de quatro anos sem ler nada, li Aprendizados em apenas quatro dias. Pra você pode não ser muito, mas pra quem estava sem ritmo, esse tempo é um feito.
O que me cativou nesse livro foi a vida dos bastidores da carreira de Gisele. Ela mostrou um lado frágil, humano, algo bem diferente daquela imagem confiante que passava quando estava desfilando.
Gisele falou sobre suas crises de pânico e de como fez para superar esse problema, algo que, de certa forma, me conectou. Isso me fez lembrar dos anos difíceis que havia passado. Acho que foi o que me impulsionou nessa leitura.
Se você está com alguma dificuldade em ler, e quer mudar isso, aqui vai uma dica para retomar esse hábito: procure algo que realmente desperte o seu interesse, alguma coisa com que você se identifique. Comece devagar, não faça por obrigação. Mas, claro, é preciso dar uma forçadinha, senão você não vai sair do lugar.
PRA FIM DE CONVERSA
Então, já que coloquei a engrenagem em movimento novamente (e sei como é complicado fazer isso quando se está na inércia), tratei de ir à livraria logo depois que terminei Aprendizados. Fui atrás de outro título que me interessasse, no caso, Caixa de Pássaros, de Josh Malerman (é aquele que inspirou o filme Bird Box da Netfilix – só não assisti ainda porque quero ler o livro primeiro).
Sei que poderia ler outros tantos livros que tenho em casa, mas acredito que, nesse momento, é mais fácil ir atrás de um que realmente chame a minha atenção.
Como quero trazer a leitura novamente para a minha vida, pretendo falar um pouquinho sobre os livros que estou lendo aqui no blog, daqui pra frente.
Espero que você tenha um ótimo 2019, com muita luz, paz, saúde, amor, prosperidade e, claro, boas leituras.
4 Comentários
Oi! Cheguei ao seu blog procurando pela paleta be sweet e adorei o post. Acabei vendo outros e cheguei neste.
Você passou por muita coisa e nem da para imaginar o que deve ter sido. Me arrepiei lendo seu post.
Também quero muito ler esse livro da Gisele bundchen! Só o título já chama a atenção. A vida é feita de muitos aprendizados. Todos os dias.
Um beijo! Fernanda
Oi, Fernanda!
Fico feliz por você ter gostado do meu conteúdo. Realmente, passei por um bocado nesses anos, mas também tive muitos aprendizados, tal qual o título do livro da Gisele. Por sinal, é uma ótima leitura. Recomendo muito!
Beijos,
Pri.
Nossa, você passou por tanta coisa que realmente precisava de algo assim para recomeçar. Você é muito forte e incrível, parabéns.
Quero muito ler o livro da Gisele, parece ser incrível e de grande aprendizado.
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com
Oi Jú! Bom te ver por aqui. Todos nós passamos por situações difíceis, né?! Não tem quem não passe. Mas o importante é se manter firme que tudo vai se ajeitando. O livro é bacana, eu gostei e recomendo! Beijos!