Você sabia que o nosso organismo produz muitas das substâncias presentes nos cosméticos? Uma destas principais substâncias é o ácido hialurônico. Este ácido, que é um tipo de açúcar, está presente em nosso corpo nas cartilagens, articulações e, em grande parte, na nossa pele. Por isso, é fundamental para a regeneração da pele e para reestruturar os tecidos cutâneos.
O ativo possui uma grande capacidade de absorver água, equivalente a mil vezes o seu peso.
Tá, mas por que o ácido hialurônico é um composto importante para os dermocosméticos? É porque, ao longo do tempo, sua fabricação natural pela nossa pele diminui. Isso faz com que a pele perca o viço e a firmeza. Mas felizmente, você o encontra em produtos anti-idade e outros itens de skincare.
ONDE ENCONTRAR O ÁCIDO HIALURÔNICO
O ativo existe nos alimentos e em muitas outras substâncias. Além dos produtos para o rosto, está presente em batatas e frutas cítricas. Por isso, incluir esses alimentos na sua dieta faz toda a diferença para promover o rejuvenescimento da pele.
Já em relação aos produtos de skincare, muitos deles contêm o ativo, por exemplo: antioxidantes, géis faciais, cremes anti-aging etc. Nos cremes, a substância possui alto peso molecular. Assim, ele fica sobre a pele retendo a água e deixando ela hidratada. E por esse motivo, é sempre importante reaplicar um hidratante com ácido hialurônico no rosto ao longo do dia.
Por sua vez, os cremes com baixo peso molecular penetram nas primeiras camadas da pele. Desse modo, hidratam e estimulam estas camadas para que produzam seu próprio ácido hialurônico.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Cosméticos formulados com este ativo ajudam a prevenir o envelhecimento cutâneo e melhoram o aspecto da pele. Mas lembre-se de que pode ser utilizados a partir de 20 anos de idade. A substância também auxilia na redução das cicatrizes causadas pela acne. Além disso, contribui aumentar o volume das maçãs, rosto e lábios e de suavizar as olheiras.
Além dos cremes e do gel composto, você pode utilizar o tratamento injetável com o seu dermatologista. Esse tratamento consiste num gel à base de glicosaminoglicanas que preenche as áreas menos volumosas do rosto. Dessa forma, oferece sustentação para deixar as estruturas faciais mais definidas.
Mas como escolher a melhor opção de ácido hialurônico? Bom, não existe uma dica universal, você precisa buscar produtos com diferentes níveis de peso molecular para atuar em diversas camadas da pele. Deste modo, você promove um tratamento global. Outra dica é buscar por produtos que tenham combinação com outros ativos, por exemplo, a vitamina C.
Como você viu, o ácido hialurônico é um ativo de muitas funções e conta com uma infinidade de benefícios para a manutenção da saúde da pele. Agora que você já sabe o que é ácido hialurônico, procure a melhor forma para o seu caso!
Venha fazer parte das redes sociais do Tá em promoção! Siga o blog no Facebook e no Instagram, porque há muitas coisas legais por lá!
*Publieditorial.
Deixe um comentário